APRENDIZAGEM ACELERADA PARA AUTISTAS

Aprendizagem acelerada para autistas

Estimular a interação social e a comunicação dos filhos autistas é um desafio para muitos pais e mães. Tudo começa com a aceitação da condição e os motivos da doença ter acometido. O fato é que não se têm as causas reais do autismo. Há apenas a constatação de influência genética e fatores externos, como o ambiente de criação, por exemplo.
A medicina estuda constantemente as causas, os sintomas e as consequências dessa condição. Apesar de não ter cura é possível amenizar os sinais da mesma. Uma criança autista será um adulto autista, porém as ações dos professores, amigos e familiares na infância, período que geralmente o distúrbio é diagnosticado, pode diminuir e até erradicar algumas características. 
Incentivar brincadeiras e novas formas de conhecimentos são ações fáceis de colocar em prática e com retorno esperado, se observados de perto. Os alunos com essa condição podem apresentar dificuldade para falar, ou seja, o sentido mais aguçado deles é a visão.
Logo, o aprendizado deles pode ser mais fácil com imagens, games, quadrinhos, jogos de tabuleiro, entre outros. Encorajá-los a aprenderem altera a forma de pensar da criança autista. Além disso, diminui a ansiedade e pode reduzir os movimentos repetitivos. 
O psicólogo e gestor educacional da rede Minds Idiomas, Augusto Jimenez, lista cinco motivos para a criança autista ter contato com outra língua, aprender inglês e melhorar o seu dia a dia. 
Amplia os vocábulos e palavras
Cerca de 20 a 30% das crianças autistas conseguem desenvolver a linguagem verbal. Instigá-los a se comunicarem é uma das tarefas dos docentes e pais. Quando aprendem um novo idioma, ou seja, novas palavras, amplia-se a capacidade de armazenamento no cérebro e pode aumentar as chances de desenvolver a comunicação verbal. 
Reduz o risco de depressão
Isso porque a sala de idiomas promove uma sinergia entre alunos e materiais didáticos. Apesar de o autista ter problema para se relacionar, quando isso acontece de maneira orgânica, sem cobrança, e com um docente devidamente treinado todos os envolvidos só têm a ganhar tanto a criança, quanto as pessoas a sua volta. 
Aumenta a criatividade
Os autistas geralmente têm uma capacidade de memória acima da média e por serem muito focados conseguem captar o máximo de informações quando se consegue a atenção deles. Logo, conquiste o entusiasmo desse aluno na sala de aula através de tablet, lousa eletrônica e outras formas visuais. Isso o ajudará aprender o inglês e ainda aumentará a sua capacidade criativa. 
Ajuda a criança a se manter no tempo presente
A interação entre os alunos na sala de inglês, o compartilhamento de brincadeiras e outros materiais, consegue manter os 5 sentidos da criança autista no momento presente. Eles tendem a ter uma hipersensibilidade nos sentidos, ou seja, podem sentir uma roupa que causa desconforto porque dá coceira extrema, outra exemplo, é quando eles ficam irritados com um som quase imperceptível pela a maioria. Quando se consegue mantê-los no presente, os 5 sentidos ficam focados na ação e a sensação de satisfação amplia. Isso diminui a hipersensibilidade. 
Melhora o sistema nervoso
Para melhorar as conexões neurais inclua a leitura regular na sua rotina e exercícios físicos, isso ajuda adultos, crianças e idosos, em qualquer condição física ou mental. O transtorno afeta o sistema nervoso. Logo, incentivar essas crianças a fazerem outras coisas fora da escola é fundamental como, por exemplo, ler em inglês, aprender cores e numerais, isso pode ser feito através de imagens. Essas dicas e iniciativas reduz esse comprometimento neural dos pequenos, causado pelo autismo.
Música: um auxílio no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

Pretendemos ressaltar a importância da música no processo de ensino aprendizagem de crianças com autismo e os seus benefícios terapêuticos. Os conteúdos estudados são atuais e pertinentes logo, são relevantes para a qualidade e desenvolvimento da aprendizagem dos nossos dias.
Desde tempos longínquos, a Sociedade ergueu-se de acordo com o que parece ser
normal, colocando de parte tudo o que não se aproxima deste conceito. As crianças com autismo revelam dificuldades ao nível do desenvolvimento, nomeadamente, ao nível da comunicação e interação social.
A música encontra-se presente na vida de qualquer pessoa, despertando emoções e
sentimentos. Os sons têm a capacidade de desenvolver a acuidade auditiva, a criatividade, a diminuição de rigidez, levando à espontaneidade de pensamento; o acompanhamento através dos gestos e movimentos desenvolvem a coordenação motora, a atenção e a comunicação; o canto e a imitação de sons desenvolvem as relações com o meio envolvente. Deste modo, a música contribui para a descoberta de um mundo feliz facilitando o enriquecimento intelectual, a auto-confiança e, ao mesmo tempo, proporciona um equilíbrio emocional que possibilita a integração das crianças com autismo na sua comunidade.

Comentários