Desenvolvimento e treinamento da inteligência das crianças para uma futura carreira de Sucesso


Desenvolvimento e treinamento da  inteligência das crianças para  uma futura carreira de Sucesso

As crianças que são incentivadas a terem desenvolvimento e treinamento desde cedo, adquirem mais capacidade e habilidades na escola e conseguem se relacionar melhor com seus colegas e, a tendência, é que no futuro, sejam profissionais mais qualificados e dedicados, com facilidades para desenvolver novas habilidades e ao mesmo tempo serem mais sociáveis.

Inteligência lógico-matemática: é a habilidade para resolver problemas de forma lógica e com um alto raciocínio numérico. Também é a capacidade para categorizar, deduzir, classificar conforme um padrão lógico e estabelecer relações causais. As crianças nas quais predomina este tipo de inteligência são observadoras, gostam de adivinhações, de sudokus e de saber como funcionam as coisas. Para favorecer este tipo, algumas ideias são brincar com séries lógicas, fazer experimentos com massinha e reciclagem, usar mapas mentais e jogos que envolvam decifrar códigos, classificar, ordenar seguindo sequências.

Como o próprio nome indica, a inteligência lógico-matemática é a capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade de raciocínio científico ou indutivo, embora processos de pensamento dedutivo também estejam envolvidos. Esta inteligência envolve a capacidade de reconhecer padrões, de trabalhar com símbolos abstratos (como números e formas geométricas) assim como discernir relacionamentos ou então ver conexões entre peças separadas ou distintas. Relaciona-se, também, à capacidade de manejar habilmente longas cadeias de raciocínio, elaborar perguntas que ninguém fez, conceber problemas e levá-los a diante. Juntamente com a linguagem, é a principal base para os testes de QI. O desenvolvimento de tal inteligência foi o grande objeto de estudo de Jean Piaget.

A inteligência interpessoal é fundamental para o exercício de diversas profissões, entre as quais se contam: professor, médico, psicólogo, advogado, vendedor e político. No entanto, a sua importância para a vida em sociedade é também crucial. Por isso, é essencial que os educadores reflitam sobre as suas próprias competências neste domínio e desenvolvam, com as crianças/jovens, um trabalho intencional de desenvolvimento da inteligência interpessoal.



Inteligência interpessoal

Características: A competência básica fundamental deste tipo de inteligência é o talento para compreender os outros, pelo que as pessoas com esta inteligência desenvolvida têm grande facilidade em estabelecer empatia. Relacionam-se, interagem e trabalham bem com outros indivíduos, tendo facilidade em os motivar a persistir na busca dos objetivos comuns. Conseguem compreender e interpretar os sentimentos, as motivações e as intenções dos outros. Interagem de forma eficaz, mobilizando competências variadas, particularmente no âmbito da comunicação verbal e não verbal. São também eficazes na gestão de conflitos. Gostam de conviver e fazem amigos facilmente. Têm mais proveito quando estudam em grupo, podendo aí trocar ideias com outros colegas e dar e receber apoio mútuo. Não apreciam trabalhar sozinhas.

Como podem os professores educadores ajudar os alunos crianças jovens no desenvolvimento desta inteligência:

- Promovendo atividades na aula que impliquem trabalho de par ou de grupo, como por exemplo, trabalhos de par grupo ou jogos em par grupo.

- Propondo e ajudando a organizar tutoria de pares, ou seja, uma situação em que um aluno melhor numa determinada área ou matéria ajuda outro com mais dificuldades. Pode tratar-se de uma atividade realizada na aula ou fora dela e pode ter um carácter pontual ou prolongar-se no tempo.

- Propondo e ajudando a organizar pequenos grupos para estudo ou realização de trabalhos fora das aulas.

- Promovendo a troca de correspondência entre escolas, seja por via postal ou por correio eletrônico.

- Modelando competências sociais e de comunicação como a escuta ativa, o encorajamento, o elogio, a empatia e a resolução de problemas.

Circunstâncias em que você poderá usar para desenvolver a  Inteligência Interpessoal.

Utilizar habilidades de relacionamentos e comunicação
Ter festas e celebrações de aprendizagem
Fazer diversos intervalos para socializar
Usar causa e efeito
Trabalhar em equipes
Tutelar ou orientar os outros
Fazer o aprendizado divertido
Praticar a “conversa social” ao telefone
Integrar a socialização em todas as partes do currículo
Usar atividades do tipo “pesquisa de pessoas” em que cada um precisa fazer perguntas e ter as respostas dos outros
Usar atividades de aprendizagem tipo “par e compartilhamento”
Desenvolver cooperativamente atividades de aprendizagem.

Inteligência Musical: Dentre as Múltiplas Inteligências (Gardner, 1995) está a da área musical, que é caracterizada pela habilidade de reconhecer sons e ritmos, ter gosto por tocar um instrumento e ainda poder criar músicas e cantar. E mais, segundo recentes estudos americanos (Neuropsychology, 2011) aprender a tocar um instrumento musical ainda criança, pode favorecer para tornar o indivíduo “mais inteligente” na fase adulta. Entendemos como “mais inteligente” pelo fato de ter sido mais estimulado em sua habilidade musical na infância. Entretanto é importante observarmos que, além de considerarmos essa capacidade, também devemos olhar para o desenvolvimento que ela produz no ser. A prática educativa associada ao da linguagem musical, apresenta relevantes desenvolvimentos no aspecto de conteúdo, cognição e interação entre as crianças, além de exercer papel de um excelente mediador, pois toda criança é por natureza ‘musical’ e aprecia diversos tipos de sons desde pequena.

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